Luzias
O grande acontecimento da semana em Santa Luzia foi a eleição de Christiano Xavier(PSD), 41, para Prefeito. Finalmente, a cidade tem um prefeito eleito – recebeu votação maciça, mais de 54 mil votos – e dele se espera muito. Outro fato que merece destaque, pela reação rápida da população, foi o embargo de obras no adro da Igreja do Rosário. O parabéns da semana vai para os moradores do entorno da Igreja, em nosso Centro Histórico, que, atentos e vigilantes, imediatamente impediram que o centenário calçamento de pedras pé-de-moleque fosse destruído por uma escavadeira. Na década de 1980, o ex-presidente do Iphan Aloísio Magalhães, já defendia: “A comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio”! E, juntos com a comunidade, nós do Luzias também estamos de olho.
Viagem gastronômica
A ONG “Solidariedade, Todos Juntos, Sempre”, dirigida pela advogada Rosa Werneck, está convidando para uma “Viagem Gastronômica”, neste sábado, 30 de junho, partir das 20h, na sede do Lions – Rua Sebastião F. de Pinho, 133, bairro Boa Esperança. Cada ingresso custa 40 reais. O objetivo desse jantar é arrecadar fundos para dar continuidade ao trabalho da ONG, que oferece vários cursos gratuitos e já tem mais de 200 alunos inscritos. Uma iniciativa que merece todo o nosso apoio.
Show de Elisa Santana
Vai ser uma noite social. Um encontro para ouvir música, tomar caldos, comer canjica, saudar com uma taça de vinho a apresentação de Elisa Santana no Casarão de Carlinhos – Rua Silva Jardim, 120 -, no sábado, 7 de julho. É a primeira vez que Elisa, professora de Teatro da PUC/MG e autora do livro de poesias “Os peixinhos do meu pano de prato”, se apresenta na cidade, num show que começa às 20h. O acompanhamento será de Pedro Pedrosa – violão, cavaquinho e percussão -, e Pablo Miquelino – violão, bandolim e percussão. Os ingressos custam 20 reais e podem ser adquiridos na loja Eletro Bonfim, perto da Igrejinha do Bonfim.
Clique da Semana
No clique da semana, a escrivã aposentada Dalma Aparecida Martins. Após mais de cinquenta anos de atividades no cartório de Registro Civil de Santa Luzia, Dalma é a maior testemunha do nascimento dos luzienses entre o final da década de 1940 até o final dos anos 1990, quando aposentou. Com memória privilegiada, participou do processo de reconhecimento de inúmeras peças sacras do acervo da igreja matriz de Santa Luzia.
Coral Mater Ecclesiae
No próximo dia 8, domingo, você já tem onde almoçar: no Espaço de Eventos de William Leal – Rua José Martini, 123, bairro Kennedy, onde, a partir das 12h, será servida comida deliciosa, a 10 reais o prato. O almoço será em benefício do Coral Mater Ecclesiae, que estará presente e vai cantar, para tornar o domingo ainda mais agradável.
Luzienses Ablusadas
Três luzienses estão marcando participação na banda de blues Ablusadas. Criada em 2017, e formada exclusivamente por mulheres – as três integrantes responsáveis pelos metais, que se juntam ao quinteto para participar de festivais, são integrantes da tradicional Banda de Música Benício Moreira. Mi Maravilha, Lidiane Nunes e Camila Barreto já participaram de grandes eventos como Mulheres no Museu (Museu de Arte da Pampulha) e Festival BB Seguros de Blues e Jazz, em BH
Falecimento
Foi com a mais profunda tristeza que Santa Luzia recebeu a notícia do falecimento de Maria das Graças Maia, conhecida como Nem, nesta sexta-feira, 29 de junho. Ela estava internada em um hospital, em Belo Horizonte, há quatro meses, quando sofreu um infarto. Nem ficou conhecida pela sua dedicação à Igreja de São Geraldo, no bairro de mesmo nome, onde participava ativamente de todos os eventos e atividades. Moradora da rua Santa Cruz, ela era membro de uma família conhecida na cidade e será lembrada como uma pessoa religiosa e solidária. O sepultamento vai ser às 11h, no Cemitério do Carmo, neste sábado.
1 Comment
Tania Maria da Piedade Teixeira
30 de junho de 2018, 07:28Parabéns ,conheci hoje essa página já me indignando com a notícia da escavadeira,esse descaso com a história luziense têm que acabar, poderíamos está na rota do turismo mineiro e brasileiro mas infelizmente não é prioridade dos nossos políticos,perdemos nossa fábrica de sabão prédio que fez parte da história d e muitos luzienses,o Icaraí,a estaçãozinha o matadouro da frimiza ,o solar da Baronesa está se deteriorando,e muitos outros. Acorda ministério público, câmara municipal prefeitura,e população. Um grande abraço.
REPLY