Não há dúvida que uma das ações que a população de Santa Luzia mais espera do Prefeito Christiano Xavier é a reabertura do Hospital de São João de Deus. Nesta semana, foi anunciada a saída do Dr. Paulo de Tarso, nomeado há pouco, do cargo de Secretário Municipal da Saúde. A nova função de Dr. Paulo será liderar a comissão que vai cuidar da reativação do hospital, prevista para logo. A movimentação envolvendo Dr. Paulo já era esperada, porque o médico quer continuar com suas atividades profissionais em Belo Horizonte, e o cargo de secretário exige dedicação integral.
A nova Secretária da Saúde é Nádia Cristina Tomé, que já trabalhou na Prefeitura de Santa Luzia nas gestões de Dr. Gilberto e de Calixto. Ela é especialista em gestão pública. A nota divulgada pela Prefeitura justifica a troca, pela importância de agilizar o processo para que o hospital volte a funcionar: “A expectativa é que a instituição seja reaberta ainda neste ano.Com a maternidade fechada em 2013 e o hospital, em 2015, é de extrema importância que haja neste momento um esforço maior da comissão, para que os luzienses não sofram com a falta de atendimento e sem que nasçam crianças na cidade.”
Ainda sobre o hospital: muito esclarecedora a entrevista concedida por Newton de Pádua Junior, membro da irmandade que administra o Hospital de São João de Deus, à Ludmila Bernardes, do Observatório Luziense, sobre a situação da quase bicentenária instituição:
Newton elogia a disposição do Prefeito Christiano Xavier de verdadeiramente se empenhar na reabertura, explica detalhadamente como foi que o hospital acumulou dívida e o que é exatamente a irmandade da qual faz parte: sua história, quantos integrantes tem, o que faz, etc. Na entrevista, Newton adianta que a irmandade vai participar de outra reunião com o Prefeito, na semana que vem, para tratar do tema que está mobilizando todos: o Hospital de São João de Deus de portas abertas.
Natal das Crianças
Clique da Semana
Feijoada x música ao vivo x artesanato
Já começaram os preparativos para a Feijoada com Samba e artesanato, que será servida no próximo dia 18 de agosto, sábado, no Casarão de Carlinhos, a partir das 12h30m. Além de saborear uma feijoada completa das boas, você vai ouvir Virgínia Satiro cantando samba, ao vivo, e ainda vai poder apreciar o artesanato de pelo menos 20 artistas de Santa Luzia – São Benedito, Frimisa, Ponte e área central da cidade, inclusive Pinhões. O bonito e variado artesanato luziense vai ser exposto pelos próprios artistas na área que serve de estacionamento do casarão. Em breve, vamos divulgar os nomes dos artistas que exporão e que tipo de trabalho cada um vai mostrar. Aguarde.
Festa de Santa Luzia
Será no domingo, dia 19, no Rosário, com música ao vivo, a feijoada que os organizadores da Festa de Santa Luzia para angariar fundo para a Festa de dezembro. Os ingressos, limitados, já está à venda na Padaria Pão Mais, Lojas Malu. Depósito do Nica, Farmácia Mater Maria e no salão do Júlio César. Qualquer informação pode ser obtida através do telefone 3641-5050.
Secretário da Cultura
Tomara que o Prefeito Christiano Xavier(PDS) nomeie logo um secretário da Cultura, para lidar com os inúmeros problemas da pasta, que já não podem mais esperar. E tomara que ele leve em consideração o nome de Rafael Murta (PC do B), uma ótima opção para revitalizar o setor cultural e promover uma maior união entre os muitos artistas que vivem na cidade. Vai ser muito bom quando Santa Luzia tiver alguém gabaritado dirigindo a cultura, uma área vital para a cidade e relegada ao esquecimento pelas últimas administrações.
Hino de Santa Luzia
Veja que interessante esta versão do primeiro hino de Santa Luzia:
Hino de Santa Luzia (Dudu de Castro)
Conheça a versão do primeiro hino da cidade composto pelo maestro Eduardo (Dudu) de Castro.Com expressões e palavras utilizadas no início do século 20, se não atual, é uma bela peça a ser interpretada nas aulas de língua portuguesa.Vídeo: Débora Raiza RochaImagem: Rua Direita, com destaque para o casarão da família de Affonsino Altivo Diniz. Artista: Nazareno Altavilla. 1962. Acervo particular
Publicado por Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia em Sexta, 27 de julho de 2018
Missa em memória de Adrihane
Foi celebrada nesta sexta feira, 27 de julho, missa em memória de Adrihane Guimarães, que partiu tão cedo, há um ano, em julho de 2017. A missa foi celebrada às 19 hs, na Igreja Matriz, e teve a presença de familiares e amigos.
Adeus a Juninho
Santa Luzia ficou em choque ao tomar conhecimento, na segunda-feira, dia 23, da morte de Gilberto Moraes Jr, conhecido como Juninho, filho de Ivone Gabrich. Casado com Vanessa Carvalho, pai de Guilherme e Vinicíus, Juninho tinha apenas 53 anos. Morreu repentinamente. Bom pai, bom marido, bom filho, Juninho será lembrado como um homem de bem, que cumpriu a sua missão, mesmo tendo nos deixado tão moço. Nosso abraço mais carinhoso para a família, especialmente para Ivone, mãe amorosa, adorada pelos muitos filhos, esteio da família. A missa de sétimo dia será neste domingo, às 19h, na Igreja Bom Jesus, do bairro Bom Jesus, onde ele morava.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *